19/02/2021

TELMO DE LIMA FREITAS UM HOMEM DO GALPÃO CAMPEIRO

Telmo de Lima Freitas, nascido em 13 de fevereiro de 1933, na cidade de São Borja. é um dos maiores nomes da música gaúcha, além de cantor, compositor, arranjador, poeta, é um grande conhecedor da lida e da vida do campo.




Os amigos que conquistou ao longo desta vida terrena

Èrlon Péricles e Telmo 

 “Talvez eu sirva contigo novamente ... nas fileiras lá do céu!!”
Tio Telmo não parte! Se eterniza feito as paredes do seu “galpão”, seu “mundo encantado” onde recebia os amigos !!
 Seu jeito carinhoso de ensinar a quem estava atento ficará guardado no coração de quem com ele teve oportunidade de convívio!!
 Na genialidade de sua obra fica um legado enorme ao cancioneiro do Sul !
 E pra gente que vai seguir mais um pouco, fica a responsabilidade de sempre cantá-lo e cuidar com carinho e respeito de sua trajetória maravilhosa !!




JORGE GUEDES e FAMÍLIA

    Que Deus receba este Taura Missioneiro Dom “Telmo de Lima Freitas”.
    O Rio Grande se entristece com essa imensa perda, pois ele representava e vai continuar representando, um naco da história do povo gaúcho!
    Que os pajés missioneiros te benzam e te conduzam até a Querência eterna.



   O Rio Grande do Sul perde seu último caudilho.
   Amigos, este dia entrará para a história como a data que levou da vida um dos maiores expoentes da música sul rio-grandense. 
   Todos os corações gaúchos por certo derramarão uma lágrima por tão dolorosa perda.
  Entre lágrimas e aplausos continuaremos a aplaudir esta inigualável obra que permanecerá, gratos a    Telmo de Lima Freitas.




  Telmo de Lima Freitas, o grande Tio Telmo, nos deixou nesta quinta-feira (18), aos 88 anos. A causa da morte não foi informada. O cantor e compositor era uma das maiores referências da música gaúcha, colecionador de grandes sucessos como "Esquilador" e "Baile de Rancho". Obrigado por tudo, Tio Telmo! O Rio Grande do Sul já está com saudades de ti!



MARCO QUINTANA/JC
     Hoje, com nossos corações partidos, nos despedimos do nosso querido Telmo de Lima Freitas!
    Nos deixa um dos maiores representantes da cultura gaúcha, cantor, compositor e grande amigo.      Telmo que é o autor das músicas Lembranças, Matiné, Cantiga de Ronda, Recorrendo os Aguapés, Marca Borrada... que sempre de forma humilde e sincera emprestou suas obras para que o meu amado Porca Véia pudesse brilhar, assim como tantos grandes artistas do Rio Grande do Sul.
    Minha homenagem para esse gigante da música gaúcha é com um vídeo emocionante dele cantando a música Cantiga de Ronda, essa que foi a última letra de Telmo de Lima Freitas que o Porca gravou.
Telmo querido! Obrigado por tudo que fizeste pela cultura gaúcha, você jamais será esquecido!
Descanse em paz!
Cacau.

                                                                     
Luiz Marenco
   Recebi este rico recuerdo do meu querido ermão @gugacarrera, junto com a imagem vem o tempo, caminhos e saudade, este registro é do meu primeiro festival com profissional no ofício de cantador, recanto da canção de porto alegre, setembro de 1988, tocando a música bolicho do tio candinho com o tio Telmo, além da música fico agora para sempre com a foto que me traz o tempo de poder viver no mesmo tempo que este esteio da cultura.

   Muito triste com a notícia da partida do músico Telmo de Lima Freitas, ocorrida também na tarde desta quinta-feira.
    Telmo era um dos mais importantes representantes do tradicionalismo gaúcho. Natural de São Borja, Telmo conquistou diversos prêmios, como o troféu Calhandra de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, com a canção "Esquilador", marco em sua trajetória. Também recebeu o Troféu Açoriano, entre tantas outras premiações.
    Sua música e sua arte jamais serão esquecidas, assim como sua contribuição com a cultura do Rio Grande!
Vá em paz


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.