26/08/2021

EXPEDICIONÁRIOS DE TUPANCIRETÃ ( Revisão 2)

ANTONIO OLIVEIRA DOS SANTOS                                          
         O pracinha nasceu 12/06/1921 na cidade de  São Francisco de Assis, filho de Ciríaco dos Santos, serviu no Teatro de Operações da Itália no período de 2/7/1944 a 6/7/1945 faleceu em Cruz Alta no dia 12/01/2004. Casado com Geny Borsa dos Santos deixou 3 filhos sendo o conhecido contabilista e voluntário Antonio Carlos Borsa dos Santos (Toquinho), a professora Mariza Regina Santos de Bona e o advogado Marcos Eduardo Borsa dos Santos (Borboleta).














ALBERTO ZAIONDES

    O soldado "Zaiondes" que nasceu em Jaguari incorporou pelo 11º Regimento de Infantaria, filho de José Zaiondes serviu a pátria e também pela FEB - Força Expedicionária Brasileira foi a Itália aonde esteve de 6/10/1944 a 4/01/1945.


 




















JOÃO MOREIRA ALBERTO

Busto na Praça Cel. Lima centro de Tupanciretã

Pai - Gervázio Moreira Albertto   Filho - João Moreira Alberto


Crédito para Moema de Andrade Gomes

Crédito: Câmara Vereadores Tupanciretã - Livro Nossas Ruas Nossa Histórias



Fonte FEB






NERALTINO FLORES DOS SANTOS
Crédito da imagem para FEB


Combateu um bom combate em Defesa da Liberdade

Neraltino Flores dos Santos, foi ex-combatente da FEB, participou da tomada de Monte Castelo no ano de 1945, natural de Tupanciretã combateu em um bom combate em defesa da liberdade do povo.

Homenagem
A capital dos Blindados, Santa Maria, homenageou os ex-combatentes residentes em Santa Maria e região em solenidade militar comemorativa ao 70º Aniversário da Tomada de Monte Castelo pela Força Expedicionária Brasileira. A formatura ocorreu na manhã de sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015, no Pátio de Formatura do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Regimento Mallet” e entre eles estava seu Neraltino Flores dos Santos, que recebeu sua ultima homenagem pública ainda em vida, de muista homenagens, que recebeu, ao longo de sua carreira como Ex- Combatente. Nesta Homenagem, seu Neraltino, aparece ao lado do Ex- Combatente de Júlio de Castilhos, que também participou da cerimônia, seu Taltíbio de Melo Custódio

Atualmente, até o mês de fevereiro de 2015, segundo dados do site a 3ª Divisão do Exército, residem na Guarnição de Santa Maria e região, os seguintes ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, presentes na solenidade de hoje: Aribides Rodrigues Pereira (Santa Maria), José João Pereira (Santa Maria), e Taltíbio de Melo Custódio (Júlio de Castilhos). Além destes, reside em Cacequi, o febiano Eugênio Lombardo.

21 de fevereiro de 1945 – A Conquista de Monte Castelo, que teve a participação de combatentes de Júlio de Castilhos e Tupanciretã:

Em 22 de agosto de 1942, o Brasil declarava guerra ao chamado Eixo (Alemanha, Itália e Japão), reagindo ao afundamento de 34 dos nossos navios mercantes pelos submarinos alemães e se juntando ao esforço da Forças Aliadas no combate aos horrores promovidos pelo nacional-socialismo de Hitler, o fascismo de Mussolini e o imperialismo japonês.

Em 1944, nossas tropas seguiram para lutar na Itália. Foram 25334 patriotas: 25261 homens e 73 mulheres, todas enfermeiras.

O centro de gravidade do dispositivo alemão era Monte Castelo, elevação dominante que lhes permitia o tiro direto e a observação visual indispensável para a eficácia dos fogos da artilharia que castigava nossas tropas. A conquista daquela decisiva posição foi confiada às tropas verde-amarelas.

Na segunda quinzena de fevereiro de 1945, após três tentativas frustradas, a FEB investiu sobre Monte Castelo. A missão era fazer os alemães recuarem da Linha Gótica. Os combates começam e enfrenta, então, as árduas operações dos dias 18, 19 e 20 de fevereiro daquele ano. Os experientes soldados alemães oferecem feroz resistência.

No amanhecer do dia 21, os alemães, surpreendidos pela fúria do ataque, abandonam suas posições. Nossos homens alcançam o topo da elevação e, súbito, um foguete luminoso lança ao ar três estrelas verdes para anunciar a vitória. Rompia-se definitivamente, pela férrea vontade dos brasileiros, a tão famosa Linha Gótica.

O sentimento do dever e o espírito de sacrifício da nossa vigente garantiram que, mais uma vez, nossas armas não conhecessem a derrota.

Foram pessoas comuns, como qualquer outro brasileiro, mas que, transformadas em guerreiros, não hesitaram nem recuaram na defesa da Pátria agredida.

A epopeia de Monte Castelo elevou a FEB e seus integrantes ao altar dos grandes, e deixou-nos a lição imorredoura do que são capazes o patriotismo e a vontade nacional quando dirigidos para a defesa dos valores democráticos da nossa sociedade.

Tupanciretã perdeu 03/04/2015, o seu último Expedicionário da Força Expedicionária Brasileira(FEB) que lutou na 2ª Guerra Mundial nos campos da Itália. Neraltino Flores dos Santos,faleceu aos 93 anos no Hospital Santa Lúcia em Cruz Alta,onde estava internado há 41 dias.Seu corpo está sendo velado na Capela São Camilo na avenida Rio Branco e seu corpo será sepultado com honras militares às 14h da tarde deste sábado,no cemitério municipal de Tupanciretã.Conforme familiares,a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.


 

















GUIDO PEROBELLI


Guido Perobelli e Neraltino Flores 




ANTÃO MOREIRA ALBERTO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.