26/06/2010

Tupanciretã e a energia eletrica

  
    No inicio como em muitas localidades a iluninação das ruas e locais publico se deu com o uso de motores/geradores de energia a querozene, gazolina e mais tarde oleo diesel. Aqui, na nossa Tupanciretã, antes, Tupaceretan, não diferente no inicio foi um pequeno motor que gerou energia para iluminar alguns pontos de luz da antiga Rua do Comercio, hoje, Av. Vaz Ferreira. Em 1915 foi inaugurada com muito sacrificio financeiro uma pequena uzina no rio ijuizinho (hoje dasativada) com recursos proprios de homens empreendedores como Cel  Joaquin Luiz de Lima (conhecido como Quinca Lima) cuja praça principal leva o seu nome Praça Cel. Lima, mas Franklin Vaz Ferreira, homenageado com o nome da principal avenida a Vaz Ferreira (centro) foi o maior destaque nesta obra, pois investiu a maior parte das suas economias para ver a energia chegar no vilarejo, viu e depois se despediu.


  Amigo desta terra, esqueceu as ambições pessoais para ter uma única aspiração: realizar os seus sonhos de grandeza para Tupaceretan.

    Médico clínico Geral e Cirurgião, vindo mais tarde se tornar o proprietário da 1ª Farmácia.

   Um cidadão que acreditava no progresso tanto é verdade que disponibilizou uma importante parte do seu capital para construir uma usina no Rio Ijuizinho trazendo assim a energia elétrica para a Vila de Tupaceretan.
 
. Fundou em 28/12/1903, o primeiro Jornal “O Tupaceretan”.
. Junto com Francisco Moraes Gomes fundou o Tiro de Guerra 468 em 1917.
. Criador do Cine teatro “Serrano”
. Amou e deu tudo de si pelo progresso tanto é verdade que morreu pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.