27/06/2010

Tupanciretã, frigorifico Serrana - parte1

    Em 18/12/1938 foi fundada a Cooperativa Rural Serrana com objetivo de abater gado no Frigorífico, resfriar, congelar e comercializar. Em 1942 o Instituto de Carnes do RS  lança a pedra fundamental para a construção do matadouro frigorífico que passou a ser administrado pela Serrana.

Foto1 - lado direito ferrovia e o acesso para o aeroporto pois a casas do Bairro Marcial Terra,hoje, eram poucas, tambem vimos que não tinha o pórtico. Acervo dg LAC

Foto 2: Contrução das mangueiras e o corredor de acesso a rampa, notamos que no inicio usaram madeiras e depois foi substituido por canos e estrutura de ferro.

A marca SERRANA foi idealizada pelo artista Tasso Prestes aonde o S simbolizava uma cabeça de boi.
    A Serrana buscou ao longo dos anos um grande mercado internacional para a comercialização da carne congelada, conquistado espaço na Europa e America do Norte. Um dos Presidente teve uma destacada participação nos negócios que foi Severo Correa de Barros um valoroso e destemido empreendedor, na sua gestão a planta frigorifica operou com volume superior a 1500 pessoas, pois tinha de manter os compromissos com o mercado.

Foto3: Varal de charque americado, hoje nesta área funciona uma Agroindustria de produção e comercialização de champignon de paris.

7 comentários:

  1. É uma pena uma empresa tao forte ser hoje um local onde acontece as maiores barbaridades trabalhistas com tratamento precario e desumano com seus funcionarios, onde os mesmos são oprimidos por ter nessa empresa a unica alternativa de seu sustento.

    ResponderExcluir
  2. lamentavel...

    trabalhei lá, por 2 anos... na época que o Mercosul tinha arrendado o frigorifico... fico muito triste ao ler a história tão grandiosa desse frigorifico, e ver as condições em que ele se encontra hoje.. triste.

    att erlon pomina

    ResponderExcluir
  3. trabalhei na serrana em 1974 com apenas 14 anos e hoje fico triste vendo um predio daquele tamanho praticamente abandonado como póde

    ResponderExcluir
  4. Yo tuve el honor de comprar varios años la produccion de tasajo y carne cocida para EEUU,era una planta hermosa,antigua pero muy bien mantenida,despues tuvimos que mudarnos a Paraguay y Uruguay por una cuestion de costos,pero simpre llevo en mi corazon el cariño de todos los trabajadores de Tupancireta.deseria saber la historia completa y cuando cerro y porque y que hay hoy dia de todo ese hermoso frigorifico

    Gustavo Sobrino
    gustavosobrino@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 70 quando estudava Agente de Defesa Sanitária Animal tive oportunidade de ver tudo de perto como estudante fizemos várias visitas.
    É realmente muito triste saber que tudo terminou além de trabalho proporcionava ensinamentos.

    João Batista Bejarano
    joao@jbma.com.br

    ResponderExcluir
  6. Conheci esta empresa nos anos 70 realmente é triste saber que não existe mais

    ResponderExcluir
  7. Nos anos 70 quando estudava Agente de Defesa Sanitária Animal tive oportunidade de ver tudo de perto como estudante fizemos várias visitas.
    É realmente muito triste saber que tudo terminou além de trabalho proporcionava ensinamentos.

    João Batista Bejarano
    joao@jbma.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.