Em 18/12/1938 foi fundada a Cooperativa Rural Serrana com objetivo de abater gado no Frigorífico, resfriar, congelar e comercializar. Em 1942 o Instituto de Carnes do RS lança a pedra fundamental para a construção do matadouro frigorífico que passou a ser administrado pela Serrana.
Foto1 - lado direito ferrovia e o acesso para o aeroporto pois a casas do Bairro Marcial Terra,hoje, eram poucas, tambem vimos que não tinha o pórtico. Acervo dg LAC
Foto 2: Contrução das mangueiras e o corredor de acesso a rampa, notamos que no inicio usaram madeiras e depois foi substituido por canos e estrutura de ferro.
A marca SERRANA foi idealizada pelo artista Tasso Prestes aonde o S simbolizava uma cabeça de boi.
A Serrana buscou ao longo dos anos um grande mercado internacional para a comercialização da carne congelada, conquistado espaço na Europa e America do Norte. Um dos Presidente teve uma destacada participação nos negócios que foi Severo Correa de Barros um valoroso e destemido empreendedor, na sua gestão a planta frigorifica operou com volume superior a 1500 pessoas, pois tinha de manter os compromissos com o mercado.
Foto3: Varal de charque americado, hoje nesta área funciona uma Agroindustria de produção e comercialização de champignon de paris.
É uma pena uma empresa tao forte ser hoje um local onde acontece as maiores barbaridades trabalhistas com tratamento precario e desumano com seus funcionarios, onde os mesmos são oprimidos por ter nessa empresa a unica alternativa de seu sustento.
ResponderExcluirlamentavel...
ResponderExcluirtrabalhei lá, por 2 anos... na época que o Mercosul tinha arrendado o frigorifico... fico muito triste ao ler a história tão grandiosa desse frigorifico, e ver as condições em que ele se encontra hoje.. triste.
att erlon pomina
trabalhei na serrana em 1974 com apenas 14 anos e hoje fico triste vendo um predio daquele tamanho praticamente abandonado como póde
ResponderExcluirYo tuve el honor de comprar varios años la produccion de tasajo y carne cocida para EEUU,era una planta hermosa,antigua pero muy bien mantenida,despues tuvimos que mudarnos a Paraguay y Uruguay por una cuestion de costos,pero simpre llevo en mi corazon el cariño de todos los trabajadores de Tupancireta.deseria saber la historia completa y cuando cerro y porque y que hay hoy dia de todo ese hermoso frigorifico
ResponderExcluirGustavo Sobrino
gustavosobrino@gmail.com
Nos anos 70 quando estudava Agente de Defesa Sanitária Animal tive oportunidade de ver tudo de perto como estudante fizemos várias visitas.
ResponderExcluirÉ realmente muito triste saber que tudo terminou além de trabalho proporcionava ensinamentos.
João Batista Bejarano
joao@jbma.com.br
Conheci esta empresa nos anos 70 realmente é triste saber que não existe mais
ResponderExcluirNos anos 70 quando estudava Agente de Defesa Sanitária Animal tive oportunidade de ver tudo de perto como estudante fizemos várias visitas.
ResponderExcluirÉ realmente muito triste saber que tudo terminou além de trabalho proporcionava ensinamentos.
João Batista Bejarano
joao@jbma.com.br