10/05/2014

Curta Metragem ESPELHO HEXAGONAL encerra nesta madruga a gravações em Tupanciretã

   Na quarta-feira, 07 de maio, iniciou e finalizou hoje (10/05) em Tupanciretã as gravações do curta metragem Exagonal Espelho.  Muitas cenas foram gravadas na casa da inesquecível poetisa, Ambrosina Pinto de Moraes Abreu, vista como uma relíquia para um cenário tão especial.  A casa da dona Ambrosina foi escolhida por vários aspectos, pela cor do banheiro, pela peculiaridade da arquitetura da casa, da sala de estar e do hall de entrada, enfim, tem várias coisas fundamentais para a produção de arte. E, a direção conseguiu a permissão  com Angélica Abreu que é uma das herdeiras, complementa Luiza.
     Luísa Meirelles Holanda Copetti, que é de família de Tupanciretã, é a responsável pela direção de arte e direção de produção do filme.   Exagonal Espelho é um dos cinco selecionados pelo 12º Prêmio Iecine ( Instituto Estadual de Cinema). Este projeto foi aprovado pelo Icine via Finix que é uma produtora de Santa Maria. O roteiro é do Maurício Canterli e Thiago Brasil, que estão dirigindo o filme. Maurício Canterli é o diretor.
Sinopse do filme:
Conta a história de Caio, que é um jovem que está chegando aos 30 anos, e que sai do interior e vai para a cidade grande estudar.   E, lá, ele está passando por um momento de dificuldades, de depressão, e até tenta se suicidar. Então, ele começa a fazer uma autoavaliação do que está acontecendo com ele. E esta autoavaliação é feita a partir das lembranças da vida dele. Ele faz regresso no tempo. A partir disso, ele compra um corcel, igual o carro que o pai dele tinha. E, depois que ele já está melhor,  volta para o interior de Tupanciretã para rever o seu pai.
As tomadas contextualizam a história do personagem que vai para Santa Maria estudar, e ajudam o espectador a sentir o que Caio está vivendo, sendo terapeuta de si mesmo.
O filme começa com tom cinza e acaba azul, relata Luísa Copetti.
Elenco
    Destaca Luísa que o elenco é formado por um grupo de amigos de Santa Maria e todos são da região 55.
Caio, que é a personagem principal , e o Thiago que é o psiquiatra, e que, na verdade, é ele mesmo. O personagem  Caio é feito por Rafael Sieg.  Rafael  é de Panambi, formou-se na UFSM em arte cênica, hoje reside no Rio e é um dos grandes atores da Globo.
   Thiago é feito por Maurício Sheneider, que é de Cerro Largo, e também se formou  em Santa Maria. Hoje reside em São Paulo, é ele um grande ator.
    O pai feito Luiz Carlos Grassi – de Santa Maria – cineasta local.
    Caio criança é feito por Teu Ludke – que também é de Santa Maria.
    Tem cenas externas para fazer entre Tupanciretã e Jari, mais especificamente no Lajeado do Celso (09/05) que se destaca pelas coxilhas. No frigorífico (09/05) serão gravadas cenas, cujo contato foi viabilizado por Bruna Burtet.
    Nas cenas o frigorífico será mostrado como um apartamento residencial, com a fachada do apartamento  onde Caio mora. As escolhas dos lugares foram feitos pela arquitetura e pela cor. Para as gravações no frigorífico, eles contarão com a ajuda de um drone.

   O frigorífico foi escolhido pela cor acinzentada, pelo aspecto melancólico, pelo aspecto de abandono, mesmo que por dentro não esteja. Por fora, a gente tem um prédio muito forte, reforça Luísa. Foi escolhido em função das cores do filme que começa no cinza e termina no azul de acordo com a melhora de Caio.
 “A ideia de trazer o filme pra cá é porque a gente é profissional de cinema, de televisão, e a gente está fora.  A gente tentou trazer o filme  pra Santa Maria, Tupanciretã  e interior também para valorizar a onde a gente nasceu, cresceu”, justifica Luísa.

    Paulo Henrique Teixeira, diretor da Finix Produtora,  fala sobre o filme
  Este curta metragem é o primeiro prêmio que, pela Iecine sai para Santa Maria, pois sempre saía para Porto Alegre. Foi feito um trabalho de pré com a escolha das locações, estrutura logística. A Luísa esteve aqui tratando das locações e conseguiu esta casa maravilhosa, que está se prestando muito bem para a história que a gente quer contar, relata Paulo.
   Este curta tem uma expectativa muito grande, pois conseguimos formar uma grande equipe  de amigos, e principalmente, por pessoas que sabem e  gostam do que fazem. Tenho certeza de que vamos ter um produto muito bom. A filmagem será feita até domingo, às 19 horas, em Santa Maria. Depois, ele anda num processo de pós, vai pra edição, finalização. Assim que estiver pronto deverá percorrer festivais de cinema, alguns fora do país. É este um filme que não tem diálogos, é um filme contado por imagens e por emoções, com uma trilha sonora, o que permite que ele tenha uma circulação maior, inclusive, em outros países. Na sequência, entra em negociação com as TVs abertas e fechadas, também se procurará exibições tanto aqui em Tupanciretã, como em Santa Maria, convidando a população  para acompanhar  e entender um pouco do que foi esse trabalho de curta metragem. Esse projeto é um edital do iecine com o valor de R$ 80 mil reais.  E, por isso, nos precisamos de muitos apoios.
     Finalizando, Paulo agradece pela recepção que está tendo em Tupanciretã. O prefeito Carlos Augusto Brum de Souza - Guga os recebeu muito  bem.  Estão tendo apoio para a hospedagem. A equipe está com uma parceria com o Boutequim para alimentação.

      O tupanciretanense, Psiquiatra, Thiago Brasil fala sobre o filme Exagonal Espelho
Formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, Dr. Thiago Brasil foi o mentor do filme Exagonal Espelho.
   O filme, relata Thiago Brasil, é baseado numa poesia que há alguns anos eu fiz.  A poesia me surgiu como um argumento, como um minifilme. Aquela ideia a externei através de uma poesia. Com o passar do tempo, eu vi e mostrei para algumas pessoas que confirmaram que aquela poesia tinha algum valor, inclusive, o Maurício.  A poesia expressa o momento de uma pessoa que está em análise, em tratamento pessoal, psicoterápico. E ele se dá conta  da importância das suas memórias, da relação dele com o pai e de rever tudo isso. Maurício gostou da ideia, e tem uma relação com um filme que ele fez em 1969. Esta foi uma construção. Temos várias pessoas envolvidas no filme. A gente tentou retratar esse momento usando outras artes, tais como: música, composição de Rodrigo Nascifer e  do Leandro Schirmer;  projeções do Fernando Krum, que vão compor esta construção de, com várias maneiras, externalizar esta ideia. Uma linguagem por projeções, fotografias, música, pela arte e a composição que a Luísa está fazendo. Junto com o Maurício participei do roteiro, ele é o diretor. Estou participando como assistente de direção.

Mensagem de Thiago sobre o filme:
    Este filme é uma realização. É aquilo que a gente quis, desejou.  Todo esse movimento traz um gosto bom na boca, alegria, felicidade, entusiasmo. Por si só, ele já valeu. E quem convive com a gente percebe a nossa realização de estar fazendo isso.
Do ponto de vista do filme, Caio, que é uma personagem, ele é uma pessoa traumatizada, com os traumas dele. Cada pessoa tem os seus traumas. E ele conseguiu, através das lembranças e das memórias dele, aponta um caminho. Mas, cada pessoa pode construir o seu caminho.
  Como filho desta terra, trazer este filme para Tupanciretã, é sensacional. É uma delícia.  Não tem como dar arte para uma obra se não for com a própria vida. E esse filme é também um pouco de mim, um pouco de todo mundo que participou.  E ser gravado em Tupanciretã pra mim é uma realização. Nasci aqui, cresci aqui, a minha família vive aqui. Meu pai vive aqui. Minha mãe viveu aqui, teve toda a realização dela aqui. E esse filme acima de tudo, por ter contato com essas memórias, ele é uma homenagem por si só. Uma homenagem  às pessoas que a gente ama, as nossas memórias, e consequentemente, aos nossos pais. É uma maneira de homenagear os meus, e fazê-lo em Tupã é uma homenagem  bem maior.
Reportagem especial: Jornal a Voz do Jari.

Acompanhe algumas imagens do dia 09/05 na localidade do Lajeado do Celso e no Frigorifico feitas pela Lagartus Fotos.

O disputado e famoso CORCEL 75 cedido pela AVASM Santa Maria

Rafael Sieg










A Tupanciretanense Luíza Copetti feliz com o trabalho


Paulo Henrique tirando um casca...

Agora sim cenário escolhido vamos filmar...

O verde da região do Lajeado do Celso na divisa com a Caneleira





























Thiago considerando sobre a " A Capital da soja"









Cenas de campo e gado na Caneleira



Ultimas cenas externa em Tupanciretã no frigorifico











Prefeito Guga visitando equipe e gravação





















Finalizando em Tupan mas segue hoje a tarde em Santa Maria...
Tupanciretã na tela grande e vem muito mais por ai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.